EFC Engenheiros Financeiros & Consultores English Version
English Version
Você está em:  Serviços  >  Reestruturação Empresarial
Serviços Reestruturação Empresarial

Descrição

Processo pelo qual passam as Empresas que buscam mudança com foco no desenvolvimento para sobreviver, para ganhar mais dinheiro, produzir melhores resultados para seus donos e acionistas. Tal processo pode ter qualquer natureza, mas sempre começa por um Diagnóstico, com o objetivo de determinar quais são os pontos positivos, negativos, oportunidades e riscos de mudanças. A EFC tem se destacado em projetos de Reestruturação Empresarial em empresas de médio porte, com grande sucesso.  

Modalidades

  • Reestruturação geral: é a mais ampla e abrange todos os setores e funções da Empresa; deve ser aplicada quando a Empresa realmente necessita de uma mudança global, ou porque "envelheceu" ou em virtude da evolução da concorrência e do mercado.
  • Reestruturação Financeira: é indicada quando a empresa tem um passivo financeiro alto, deve muito a bancos, paga importâncias muito altas de juros, etc. Implica em se rever a estrutura de ativos e passivos, com eventuais desmobilizações, renegociações com bancos e credores, etc.
  • Reestruturação Mercadológica: deve ser feita quando a parte de vendas da Empresa merece um reforço, através de ações de Marketing do tipo Propaganda, Promoção, Telemarketing ativo e passivo, planos de Pré-Venda, planos de Pós-Venda, etc.
  • Reestruturação Organizacional: indicada quando a estrutura da Empresa necessita simplificações e modernização, pela necessidade de eliminação de cargos, excesso de níveis hierárquicos, falta de coordenação, excesso de burocracia, etc. Poderá implicar em reestruturação de Sistemas.
  • Reestruturação de Sistemas Informatizados: muitas vezes, e em especial nas empresas brasileiras de médio porte, os sistemas informatizados não foram revistos e precisam ser reorganizados. Faltam-lhes sincronia, interfaces e visão gerencial. Nesses casos, uma reorganização dá ótimos resultados e torna a empresa muito mais produtiva e eficaz.
  • Revisão Estratégica: de tempos em tempos é preciso rever os conceitos estratégicos, melhorando-os ou mesmo alterando-os, as vezes até de um modo radical. Isso implica em um processo de reflexão, análise e síntese; uma das metodologias é o método SWOT (Pontos Fortes; Pontos Fracos; Oportunidades; Ameaças). A reflexão estratégica e sua mudança conseqüente deve ser seguida por um plano estratégico que irá operacionalizar as mudanças aprovadas.

Para que Servem?

  • Modernização da Empresa.
  • Maior eficiência nos negócios, maiores lucros.
  • Melhores condições para enfrentar a concorrência.
  • Maiores chances de sobrevivência e perenidade.

Referências

 

VÍDEOS

 Reorganização de Empresas à distância